segunda-feira, 31 de agosto de 2009

A primeira quimioterapia

Dia 25.08, minha primeira quimio. Minha família sempre muito presente, estavam todos a postos, mãe, irmão, cunhada, marido, meus queridos sogros sempre muito preocupados, ligando a cada minuto para saber como estavam as coisas, enfim, meu alicerce inteiro me apoiando.

Acordei nesse dia muito triste e com muito medo, não queria que ninguém da minha família soubesse que eu estava me sentindo assim, mas era mais forte do que eu, não conseguia falar com um deles sem chorar. Uma tristeza sem explicação, pois no fundo eu sabia que iria dar tudo certo (como deu).

Nesse dia fiz a biopsia da medula óssea entes de fazer a quimio, não doeu nada perto da biopsia do mediastino. Foi bem tranquilo, embora eu estivesse bem tensa, pois era uma coisa nova e eu estava com muito medo.

A biopsia é feita deitada de bruço, com uma anestesia local um pouco ardente (suportável), com uma pressão forte na hora de colher o líquido da medula, mais um incomodo do que dor. Para quem não sabe a medula não é na espinha, é naquele ossinho lateral que temos atrás das costa próximo da bacia. Ufa! Passei por mais essa. Foi menos pior do que imaginava.

Depois fiz a quimioterapia, aí a tristeza aumentou, não queria estar me sentindo assim, mas não conseguia me sentir de outra forma. Acho que naquele momento minha ficha caiu de verdade.

Estava com muito medo de ficar careca, de me sentir fraca, debilitada. Medo de que minha filha sofresse muito ao me ver doente, sem cabelo, fraca. A tristesa, por mais que eu tentasse combatê-la me dominava. Fiquei ali recebendo quimioterapia por 4 horas.

Embora as enfermeiras e psicológa muito carinhosas e atenciosas, tudo parecia ser bem maior do que realmente era. Sei que é só o começo dos agradecimentos mas obrigada por terem sido tão carinhosas comigo.

Depois de um bate papo com a psicóloga vi que uma das coisas que estavam me angustiando muito é que ficaria careca e não sabia o que fazer com o meu cabelo. Não conseguia decidir se cortava ou não. Não sabia que daria tanta importância para isso, pois sempre disse que eu queria ficar curada, mas é muito forte o que senti que não consigo nem explicar direito.

Agora a quimio nada mais é do que receber um soro na veia. Ninguém passa mau, pelo contrário, as pessoas ficam bem, lêem livros, ficam no computador, conversam com os enfermeiros, veêm televisão ou simplesmente descansam ou conversam com médicos e enfermeiras que circulam o tempo todo.

Por essa fase passei também!

2 comentários:

  1. Fê,
    Como vc mesma disse, Deus não coloca as pessoas no nosso caminho por acaso.
    Vc é uma pessoa mais do que especial hoje para mim. Aliás, sempre foi!
    Passaremos juntas por todas as fases e etapas que surgirem no seu caminho.
    Venceremos toas uma a uma, um dia após o outro.
    E quando vc perceber, pronto! Tudo já terá passado...
    E lembre-se sempre: quando se sentir fraca, desamparada: olhe para o lado. Nós estamos lá: os seus amigos, a sua fortaleza...
    E pode ter certeza de que continuarei ao seu lado te dando toda a força e apoio hoje, amanhã e sempre...
    E pode parar de se preocupar! Vc fica linda de qualquer jeito!!!
    Te amo de montão!!!!
    Beijos no coração

    ResponderExcluir
  2. Silvitha,

    não tenho nem o que falar.

    obrigada por estar ao meu lado.

    Beijos.

    ResponderExcluir