segunda-feira, 31 de agosto de 2009

A consulta com o oncologista.

Na segunda fomos, eu, minha mãe e o Rafa ao médico oncologista e mais uma vez ele não se conteve ao ouvir do médico que meu caso TEM CURA e isso é o que importava naquele momento. Acho que nunca vi meu marido derramar tantas lágrimas como nesses últimos dias. Ficamos bem aliviados e ao mesmo tempo muito tensos, pois não sabíamos o que seria e nem como seria o tratamento de quimioterapia, uma vez que para esse caso não cabe uma cirurgia, basta o tratamento.

O médico deixou bem claro que eu deveria passar por alguns exames médicos como TC abdominal total, ecocardiograma e uma biopsia da medula ossea (veio logo o frio na barriga ao ouvir falar em biopsia novamente), além de exames laboratoriais.

Ele deixou claro que esses exames estão no protocolo médico por isso teria que fazer, mas que eu não apresentava nenhum sintoma em que pudesse me preocupar com uma maior gravidade, embora só o resultado dos exames pudessem nos confirmar issso. Meu caso aparentemente seria estagio 1, uma vez que a lesão não era maior do que 10 cm e eu tb não apresentava sintomas como febre, sudorese noturna e nenhum gânglio aparente.

Disse que o tratamento realmente seria a quimioterapia pelo período de 4 a 6 meses, totalizando de 8 a 12 aplicações, uma a cada 15 dias.

Aí veio logo a pergunta: "meu cabelo vais cair? - minha vida vai mudar muito? - vou ficar eferma dentro de casa? - vou poder continuar malhando?"

Ele me explicou todas as restrições que teria como por exemplo: não ter contato com animais, evitar contato com crianças (pensei logo na minha filha), evitar lugares fechados e cheios, trabalhar com um pouco mais de moderação e cuidados para não ter contato com pessoas doentes em função da baixa imunidade, maior higiêne das mãos (principal meio de contaminação)e ter uma boa alimentação tb com algumas restrições.

Fique assustada com as restrições mas ao saber que poderia continuar malhando (em horários vazios na academia ou ao ar livre), pois a academia diminui os efeitos colaterais da quimioterapia me deixou bem mais leve (sinal de que não me sentiria tão doente e esse era um grande medo, me sentir muito doente).

Fiz os exames bem rápido para dar inicio logo ao tratamento, ficando apenas a biopsia da medula óssea que seria feito no próprio consultório médico após estar com todos os resultados dos exames.

Mais uma etapa passada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário