terça-feira, 2 de março de 2010

O que é o PET e como funciona.

Hoje fiz pela primeira vez o PET e acho de grande valia expor aqui para exclarecimento de todos que tenham interesse.

As informações abaixo foram passadas pelo Laboratório Felipe Matoso, com algumas observações minhas.

O que é PET ? CT e FDG [18F]? O FDG [18F] nada mais é do que um açúcar (glicose) marcado com flúor?

18. Esta substância, que não apresenta relatos de efeitos colaterais, será administrada no dia do exame. O aparelho de PET-CT nos possibilita obter imagens do consumo de glicose no organismo (PET ou tomografia por emissão de pósitrons) em conjunto com as estruturas anatômicas (CT ou tomografia computadorizada) do corpo. Como o consumo de glicose está alterado em diversas condições, este exame nos permite estudar vários tumores, problemas neurológicos e doenças cardíacas. O FDG [18F] é produzido diariamente no IEN / CNEN e passa por um rigoroso controle de qualidade antes de ser liberado para administração nos pacientes.

Quanto tempo dura o exame?

PET-CT é um aparelho de última geração que permite fazer um exame com aquisição simultânea das imagens de PET-CT, e em 20 a 30 minutos.

Ao todo, incluindo o tempo de entrevista com os médicos do serviço, o tempo de espera entre a administração do FDG [18F] e o início do exame (1 hora), o tempo do exame e o processamento inicial das imagens, você deverá passar entre duas a três horas no nosso setor.

Na verdade o exame se inicia com uma entrevista médica onde relatamos um pouco como foii nosso periodo de tratamento. Depois entramos numa sala onde recebemos um medicamento venoso (uma injeção bem rapidinha e sem dor) onde após o recebimento deste temos que ficar 20 min em repouso absoluto, sem poder falar e nem mesmo fazer movimentos bruscos.

Passado os 20 min podemos já se movimentar e falar, e temos que tomar durante mais 20 min 04 copos de contraste oral (um horror - gosto de leite de cocô com essência de pessego na cor branca e de textura leitosa). Após isso tomamos mais um copo de água e vamos para a sala de TC, aí é molesa, mais 30 min na maquina e o exame chega ao fim.


Qual o preparo, e outras medidas, necessárias para realizar o exame?
1- Manter jejum de 6 horas. Neste período as medicações estão liberadas, com exceção de insulina e medicações que contenham açúcar (exemplo: a maioria dos xaropes para tosse).

OBS: Pacientes que estejam fazendo uso de soro glicosado ou de nutrição parenteral devem suspender a administração destes no período de 6 horas antes da realização do exame.

2- Ingerir bastante água no período de jejum, em média quatro copos grandes.

3- Suspender exercícios físicos nas 24 horas que antecedem o exame.

4- Trazer roupas quentes e confortáveis (conjunto de moletom) sem objetos metálicos. Ex.: botões metálicos, zíper, etc.).

5- Trazer exames anteriores, incluindo exames de imagem (ressonâncias, tomografias), resultados de biópsias, descrições de procedimentos cirúrgicos e exames laboratoriais.

6- Os pacientes diabéticos devem estar com a glicose bem controlada
(dextro abaixo de 140 mg/dl) e não poderão fazer uso de insulina no período de 4 horas antes do exame.

5 comentários:

  1. Fernanda,
    Seu Artigo sobre PET tem várias coincidências comigo. Foi postado no dia do meu aniversário (01/03), meu filho teve Hodgkin e fui Diretor do IEN e, com uma equipe fantástica, implantamos a produção de FDG. Estive, portanto, dos dois lados do problema (produtor e consumidor de FDG).
    Estou agora na fase final de implantação de uma Unidade de Produção de FDG em na CNEN/Recife e, com isso, trazer o PETScan para o nordeste.
    Meu filho ficou completamente curado e voce vai ficar tambem. Tenha fé e boa sorte.
    Sergio Chaves Cabral
    sccabral@globo.com

    ResponderExcluir
  2. Amiga, obrigada pela informação (cultura e informação nunca é demais...) e obrigada pelo almoço maravilhoso e por todas as coisas boas que compartilhamos neste dia. Vc realmente é um presente que Deus me deu e sou muito grata por isso.
    Bj no seu coração, da amiga que muito te ama

    Marcia Mendes

    ResponderExcluir
  3. Mais uma vitória nossa,
    bjs
    Raphael Góes

    ResponderExcluir
  4. Minha sobrinha querida,só JESUS,sabe da minha alegria e alívio depois de saber que você está totalmente curada.ELE é FIEL.Tudo no tempo certo,no momento certo.Não foi a toa que Ele disse :EU SOU O CAMINHO,A VERDADE E A VIDA .Se ELE disse isso porquê não segui-Lo...é o que faço e aconselho a todos.Continue firme no Senhor.ELE É DEMAIS!Bjs

    ResponderExcluir
  5. Bolas pra fazer o Pet tem tudo isso?!!! Vou ficar o dia inteiro no Hospital, meu deus
    Paula**

    ResponderExcluir